quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Buena Vista Social Club ! Ouçam, e contenham as lágrimas se puderem!


Não sei o que ocorre primeiro, o arrepio ou o marejar nos olhos. Um acorde forte, compassado e rasgado como uma dor sufocada por um gole de rum, precede a voz alta de Eliades Ochoa. Depois a câmera mostra um olhar de soslaio e um sorriso, vindo de Compay Segundo, uma criança de mais ou menos oitenta anos, que divide os vocais em "Chan Chan". Por trás, dando um certo molejo preguiçoso e genial de slide guitar, está simplesmente um certo guitarrista amante do blues chamado Ry Cooder. E assim, está aberto o show que precedeu o disco "Buena Vista Social Club". A imagem que acabei de descrever, é claro que não poderá ser desfrutada no disco, mas o som é o mesmo. É isto mesmo, neste post estou divido entre o disco e o DVD. Aconselho que adquiram os dois. No DVD, os participantes contam um pouco de sua hstória, da história do clube onde cantavam. No decorrer da conversa, fica-se sabendo que alguns estavam no anonimato,  tendo de engraxar sapatos para sobreviver. Até a chegada de Ry Cooder e seu desejo maravilhosamente insano de reuni-los novamente.  
        E foi buscar Compay Segundo, Eliades Ochoa, Omara Portuondo, Ibrahim Ferrer  e outros grandes. Ah, meninos, pulem da primeira para a terceira  faixa e ouçam "El quarto de Tula" e então voltem aqui e me digam seu eu precisava falar alguma coisa. Além da presença carismática e simpática de Manuel Puntilita Licea, temos um divertido solo de alaúde cubano tocado por Barbarito Torres, tocado  nas costas. Aliás vale citar que  ele mesmo fabrica este instrumento. Ibrahim Ferrer nos brinda com "Dos Gardênias". É um bolero, e me perdoem, não ouço bolero sóbrio. E esta interpretação  me faz beber, beber e beber. Vocês precisam ouvir. 
 
 Ah, não falarei sobre todas as faixas, todas são magníficas. Mas prestem atenção em "El Carreteiro", cantado por Elias Ochoa com todo o bando por trás. Mágica pura. Um algo dolente e inspirador. Voce há de querer ir dormir em sua casa e acordar em Cuba. Rubem González, Omara Portuondo...Ahá...meninos, estamos falando de jovens entre os sessenta e oitenta e poucos anos, que já haviam brilhado muito neste mundo ingrato e estavam esquecidos por aí. Então dá para entender de onde vem a força, o tesão com que foi gravado este disco. E se voces assitirem ao dvd, verão de onde vem o clima de reencontro de velhos amigos que estavam separados pelas sacanagens da vida. Mas no final, é isto que temos aqui...um reencontro de amigos para fazer algo que sempre fizeram com muito amor. Música de altíssima qualidade. Então, por favor...ouçam este disco e assistam o dvd, pois são muito, muito, muito bons.
Abraços.




                                                                              
             


                                                                          

3 comentários:

  1. No início deste ano, teve um evento chamado "Estica Verão" aqui em Salvador lá no Porto da Barra. Era a noite e tinha um palco flutuante e outro na praia.

    Eu tive a oportunidade de assistir Barbarito Torres, anunciaram Buena Vista Social Club mas, ná prática, era só ele mesmo de importante.

    Olha aqui uma foto panorâmica que tirei do evento: http://www.flickr.com/photos/mmelo/4527877013/in/set-72157625358828611/

    ResponderExcluir
  2. Ola amigo, vi seu comentário no meu post do Lennon no blog Pignes. Bom, primeiramente, gostei bastante de seu blog, cheia de coisas interessantes e um pouco diferentes para que eu estou acustumado a ver, parabéns. Também queria te convidar a acompanhar meu blog, claro, se vc quiser.

    www.destroyerockcity.blogspot.com

    Valeu, espero respostas !!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Guilherme. Claro que vou acompanhar teu blog. O rock and roll tambem habita estas minhas velhas veias. Vamos trocar informações.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Solte o verbo aqui com seu comentário: