segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Esse velho sol...Mestre "Querubim" Dominguinhos.

Faz muito tempo que aqui não ponho os pés, ou melhor os dedos, para teclar algumas palavras sobre algum disco velho como eu. Mas é que , hoje, justamente  hoje, reencontrei pelo menos virtualmente, um disco antigo, lá dos anos oitenta. Para ser mais exato...ano do Nosso Senhor jesus Cristo de 1981. O disco é de lá, mas eu o conheci uns quatro ou cinco anos depois. Mas o fato é que ele veio até minha pessoa, pelas mãos de minha mãezinha. Estou falando de "Querubim", um disco do velho mestre Dominguinhos. Todo dolorido, pra mim pelo menos. Todo cheio de amores dos vinte anos. Todo cheio de amores indo embora pra nunca mais talvez, até bater de novo na porta,  com  o cheiro dos cabelos da amada a botar pra fora do peito a tristeza da saudade. O "Querubim" satisfeito, sorrindo a presença dela. Mas é assim, a sanfona do mestre falando de coisas que só o coração conhece. E há  uma música, pela qual empreendi uma jornada sem fim desde o início dos anos dois mil, quando os vinis foram jogados longe por aqueles que só enxergam o novo, e fiquei sem meu Long Play, e nunca mais pude ouvi-la. Falo da canção "Esse velho sol", uma canção que para mim é o síbolo deste disco. Todo nordeste, todo sentimento de ida e vinda. Todo migrante solitário, como o meu amor indo embora pra longe de mim. Ela indo, eu ficando. E só Dominguinhos cantando pra mim o velho sol, que me consolava dizendo que o amor é assim. Como o sol, podendo complicar, se dando pra Ipanema e indo dormir no Ceará. E eu sem poder ir a São Paulo, onde é mais seguro pra se amar.
   Ah, mas são coisas de um velho coração, cheio de mágoas e gemidos antigos. Quero que você ouça, e talvez encontre em suas lembranças, restos de sol iluminando algum canto do porão da alma,e fique feliz apenas em ouvir, como eu fico. Um abraço.

A página do Artista onde você pode ouvir este disco:
http://www.dominguinhos.mus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=81&Itemid=81







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo aqui com seu comentário: